segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Entrevista com um dos organizadores da Feira - Joildo Ferreira

Julian Ferreira – Estudante de computação gráfica
O que levou o senhor a fundar uma Feira de Cultura na zona rural juntamente com mais dois membros?

Joildo Ferreira - Coordenador
Amor ao próximo e servir ao próximo. Meu pai e minha mãe com 83 e 86 anos me ensinaram que amando e servindo se vive mais e eu acredito.

Julian Ferreira – Estudante de computação gráfica
O senhor nasceu na comunidade de Ovo da Ema e isso lhe orgulha?

Joildo Ferreira - Coordenador
Sim. Nasci na comunidade e tenho orgulho de falar nisso. Trabalhei na roça até os 17 anos e continuo trabalhando todas às vezes que retorno, pois fui o único no grupo de sete irmãos a enfrentar a vida urbana na capital baiana tendo que trabalhar e estudar ao mesmo tempo durante longos anos e isso me despertou o interesse em fazer algo mais próximo dos meus familiares - é uma recompensa.

Julian Ferreira – Estudante de computação gráfica
Os outros membros da coordenação, Martins e Zé Coruja são primos seu e como os senhores planejam a realização da festa?

Joildo Ferreira - Coordenador
São doze meses de muito trabalho envolvendo reuniões dos coordenadores e com as pessoas membros da comunidade que estão diretamente colaborando com as atividades, além de fazer convites pessoalmente a pessoas que não conhecem esse trabalho.

Julian Ferreira – Estudante de computação gráfica
Em 2003 quando o trio de coordenadores realizou a primeira Feira de Cultura. A população local ficou satisfeita?

Joildo Ferreira – Coordenador
Em parte sim, mas parecia que o semblante das pessoas queria dizer que nós éramos três malucos querendo resgatar e realizar eventos da cultura local quando a maioria dos jovens nem sabia dessa cultura perdida e o que ela representava.

Julian Ferreira – Estudante de computação gráfica
Aconteceu em 2009 a sétima festa da Feira de Cultura. A coordenação acreditava em ter avançado durante sete anos com esse trabalho comunitário que valoriza a comunidade?

Joildo Ferreira – Coordenador
Em se tratando de resgatar elo perdido, tem sido uma surpresa para a equipe de coordenadores, mas é um desafio constante. Para a oitava Feira de Cultura em 2010 estamos planejando algo maior e melhor, esse é o objetivo. Estamos empenhados em buscar apoio junto ao prefeito Tarcízio Pimenta (principalmente financeiro) e demais Secretarias: da Cultura, Esporte e Lazer – Administração - Comunicação Social – Transporte e Trânsito - Segurança Pública. Essas medidas vão assegurar o bem estar social do evento durante os dois dias da festa que acontecerá 4 e 5 de setembro de 2010.

Julian Ferreira – Estudante de computação gráfica
O senhor é graduado em Administração de Empresa pela Fundação Visconde de Cairu e trabalha na área. Existe alguma possibilidade do senhor trabalhar com o governo de Feira de Santana para contribuir com o desenvolvimento da região?

Joildo Ferreira – Coordenador
É precoce para mim afirmar isso. Tenho realizado protocolo documental na prefeitura de Feira de Santana e no escritório do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, bem como, encaminhado E-mail para o presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Ataíde no sentido de conquistar apoio, mas acredito que o Dr. Tarcízio Pimenta é um homem de visão e a cidade de Feira de Santana passa por processo atual de transformação muito importante. O crescimento dos negócios na região é um fator positivo para quem deseja trabalhar e contribuir com a cidade.

Julian Ferreira – Estudante de computação gráfica
O senhor faz um excelente trabalho de “resgate a cultura” lá no distrito de Maria Quitéria. Isso não desperta os partidos políticos em Feira de Santana?

Joildo Ferreira – Coordenador
Sim. Sou recatado em minhas decisões. Penso que quem trabalha pelo povo deve assumir o compromisso de tornar as coisas melhores e meu perfil é esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário